8 de outubro de 2011

EL HIERRO - Maio 2011 com H2ON










Breves Notas a destacar desta Dive Trip

- Boa disposição do grupo de mergulho. Belo Grupo, com Amigos já conhecidos, e outros que conheci e passei a considerar como tal;
- O mergulho em El Hierro não é nada do outro Mundo. É bom, com boa visibilidade, alguma vida (embora tenha feito um mergulho que quase não vi nada), mas nada de especial. Para quem gosta de peixinhos, moreias, camarões, nudibranquios e meros, está bem. Gostei, valeu pela experiência, mas não voltava lá.
- As condições existentes para instalação dos mergulhadores são sofriveis, o que é estranho para quem se considera uma das melhores reservas para o mergulho. Compreendo que sendo reserva da biosfera não tenha resorts de luxo,com tudo o que isso acarreta, mas as condições existentes são mesmo rasteirinhas.
- La Restinga, um pequeno "Pueblo"  tem 10 centros de mergulho, 20 restaurantes, 2 mercearias, e um "Hostal";
- Para quem não fica no Hostal, tem a alternativa dos aparatamentos particulares, que são baratos, pequenos (antes de reservar convém saber as medidas dos quartos, para se ter a certeza que cabem lá dentro);
- Quanto à restauração, ela existe por todo o lado, os preços praticados condizem com o estatuto de reserva da biosfera, embora a qualidade não seja digna desse estatuto.
- El Hierro proporciona belos passeios paisagisticos, com contrastes de relevo e temperatura acentuados.
- O melhor spot de mergulho em La Restinga, é, sem dúvida, EL BAJON, um local onde, efectivamente, vale a pena mergulhar. Está situado numa cratera de um vulcão extinto, normalmente tem corrente, e como tal a vida abunda aí. No topo da parede, é como estar a ver televisão a três dimensões.