Este é o relato da minha primeira visita ao Achondo, em Baiona.
A mergulhomania organizou uma "visita de estudo" a este naufrágio que há muito andava sob a minha mira. Organizado um belo grupo de mergulhomaniacos assumidos, lá partimos à descoberta deste casco.
O Achondo é um navio de pesca, com 4o metros de cumprimento, que se encontra em razoável estado, a um aprofundidade máxima de 38 e minima de 25 metros, mas que varia consoante as marés. Naufragou no ano de 1986, devido às pessimas condições atmosféricas. Geográficamente está localizado entre as ilhas Estelas e as Ilhas Cies. Conta-se que quando naufragou, os seus tanques estavam cheio de peixe espada, que acabou por dar à costa, oferecendo uma boda aos pobres.
Na torre são bem visiveis as redes, e restos de aparelhos de pesca. A fauna que se avista são umas fanecas, uns bodiões, e um congro. Há também gorgónias em vários sitios.
O meu buddy neste mergulho foi o Zé Beto Miranda. Planeamos um mergulho descompressivo, com 25 minutos de tempo de fundo. Após um belo passeio no fundo, iniciamos a lenta e vagarosa subida rumo ao topo. 3o minutos para a subida até à superficie. São estes os inconvenientes do mergulho descompressivo a AR. Tudo isto feito a uma bela temperatura de 12º/13º. Mas lá que foi um belo mergulho, cheio de adrenalina, lá isso foi, e no patamar de segurança, passado o stress da descompressão, ainda deu para uma brincadeiras. Muy Bueno, sin duda.
Dados desta Imersão:
- Profundidad máxima: 33 metros
- Tempo Total: 56 minutos com AR
- Temperatura de agua: 12º/13º
- Garrafa: 15 Litros a 210 BAR
- Visibilidade: 7/8 metros